26 junho 2025

NIT - SOBRE AUSENCIAS,SSTOS E ENFRENTAR OS PRÓPRIOS MEDOS

 



No semestre passado eu deixei de escrever muita coisa sobre a experiência de acompanhar o Núcleo de Iniciação Teatral para Estudantes do Ensino Médio (NIT) da Escola Livre de Teatro (ELT).

O último post foi em 19 de abril de 2025. Fiquei um mês sem aparecer no Núcleo, envolvido, entre outras coisas, com os ensaios e a reestreia do espetáculo Croulos.
Do que me lembro, foi um susto quando retornei. Havia uma enormidade de textos e cenas propostos e levantados pelos adolescentes nesse período. De acordo com a Michelle, todo o material apresentado veio inteiramente dos estudantes.


Lembro de sentir que não havia muito lugar para mim ali, a não ser observar. A autonomia havia sido conquistada enquanto estive fora. Minha participação no primeiro semestre foi bastante pálida. Eu não entendia muito bem o meu papel ali, nem me sentia seguro para propor qualquer coisa, mesmo um simples jogo. Vez ou outra eu fazia um comentário para encorajar os aprendizes ou participava dos jogos propostos pela Michelle, como que para, eventualmente, apoiá-los.


Os dias que se seguiram foram de ensaios para a Mostra de Processos da ELT. O material levantado se constituiu em uma espécie de colcha de retalhos de temas diversos relacionados ao tema anual.
As duas apresentações na Mostra foram cheias de nervosismo, expectativa e alegria por parte deles. Para muitos, esta foi a primeira experiência teatral. As apresentações foram seguidas de bate-papo com o público, e todos estavam muito animados para ouvir os comentários que vieram.


A pedido da Michelle, conduzi o último encontro do semestre. Fiquei bastante nervoso com essa possibilidade. Fui da observação à condução em um só salto. Pedi ajuda do site GPT  para elaborar uma proposta de encontro de retrospectiva e avaliação do semestre e, dp, fiz ajustes. Fizemos uma longa roda de conversa sobre a experiência de cada um durante o semestre. Foi um momento bem bonito de partilha sensível, com relatos sobre as dificuldades que eles vivem na escola e em suas famílias. Sinto que meu papel foi o de estabelecer uma escuta ativa e atenta. Procurei dar devolutivas na medida em que me sentia confortável. Encerramos com cada um escrevendo uma nuvem de palavras sobre essa experiência.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial