13 fevereiro 2025

COMPANHEIRASDE VIAGEM

Eu conheci Chimamanda Adichi há pouco mais de 10 anos quando ainda integrava o Coletivo Quizumba, companhia paulistana infantojuvenil que pesquisa as teatralidades para as infâncias e adolescências.

Chimamanda participou de TED Talk em 2009 com uma pequena palestra intitulada “O perigo de uma história única”. O vpideo que viralizou  transformou completamente minha trajetória como artista da cena e pesquisador de teatro.

No vídeo acima ela fala sobre os perigos e danos de, grosso modo, “julgar um livro pela capa” ou quando ouvimos/ contamos uma história de alguém, ou de um fato histórico ou de um país desconsiderando as muitas camadas, complexidades e contradições inerentes a experiência humana.

Em 2019 a Estação Primeira de Mangueira venceu o carnaval com o samba enredo “A história que a história não conta” e trouxe para a avenida Sapucaí um chamado a olharmos para o “avesso do mesmo lugar”, entoando “versos que o livro apagou” e declarando que na História do Brasil “houve mais invasão ou descobrimento”.

Como artista criador e futuro arte educador esses são princípios que me parecem fundamentais e  inegociáveis para a constituição de um projeto pedagógico com potencial emancipatório em relação àquilo que é dado como natural, com “sempre foi assim”, ou “é assim porque é”.

Duvidar de tudo o que é natural.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial