NIT - TERCEIRO DIA
Santo André, 19 de Abril de 2025.
Desde o encontro passado os
adolescentes estão muito falantes, com baixíssima escuta. Percebi que Michele
teve certa dificuldade em conduzí-los ao
propósito de alguns jogos.
Honestamente, eu fiquei um irritado.
Um pouco frustrante não ser ouvido, Mas isso não parece ter abalado ela, não.
Depois de algumas tentativas na semana passada, ela interrompeu um dos jogos e deu um intervalo.
_____
Hoje, durante um dos jogos em que
precisavam dirigir-se juntos para a parte da sala que estava iluminada, enquanto
Mixa controlava o interruptor, eles simplesmente não paravam de falar.
Eu fiquei desesperado. Parecia
que ia ser jogo perdido de novo. Eu cheguei a entrar no jogo com eles como uma tentativa
de servir de “exemplo silencioso” para, quem sabe, inspirar
uma postura mais de escuta da parte deles. Em vão. Foi quando Mixa acelerou o
jogo - se intencional ou não, eu não sei - até que ficassem cansados. Pediu que se
deitassem no chão e conduziu uma respiração e um aquecimento silencioso e delicado.
Pela primeira vez desde o inpicio dos encontros, eles ficaram em silêncio, entregues a proposta de uma maneira ainda não vista até aqui.
A escuta é uma habilidade incontornável a ser desenvolvida pelos alunos. Se não há escuta, não há presença. E aprender a estar presente é fundamental para quem deseja estar em cena.
Mas quem está na condução do processo
também precisa aprender a afinar o ouvido e escutar, sentir o que está sendo demandado sem palavras
pelo grupo: será que o jogo não agradou? Será que precisam de mais espaço pra
se expressar verbalmente? Ou talvez uma dificuldade de simplesmente estar no
presente e por isso falamfalamfalam de qualquer coisa que não esteja
relacionada ao que está acontecendo aqui?
Afinar o ouvido e escutar.
Sentir o que está sendo solicitado sem as palavras.
Breve aquecimento das articulações,
posições simples da yoga de conscientização da coluna | caminhar pelo espaço,
ocupar o espaço | caminhar pelo espaço passando sempre entre duas pessoas |
ocupar o espaço da sala que estiver iluminado | descer e subir em 10 tempos | aquecimento silencioso e delicado de
autoconhecimento | conversar sobre a experiência em duplas | intervalo | mesmas
duplas, duas fileiras, observação: fila A vira de costas, fila B altera alguma
coisa no visual. O que estamos treinando com este exercício?


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial