18 abril 2025

NIT - TERCEIRO DIA

Santo André, 19 de Abril de 2025.

    Desde o encontro passado os adolescentes estão muito falantes, com baixíssima escuta. Percebi que Michele teve  certa dificuldade em conduzí-los ao propósito de alguns jogos.  

    Honestamente, eu fiquei um irritado. Um pouco frustrante não ser ouvido, Mas isso não parece ter abalado ela, não.

    Depois de algumas tentativas na semana passada, ela interrompeu um dos jogos e deu um intervalo.


_____



    Hoje, durante um dos jogos em que precisavam dirigir-se juntos para a parte da sala que estava iluminada, enquanto Mixa controlava o interruptor, eles simplesmente não paravam de falar.

    Eu fiquei desesperado. Parecia que ia ser jogo perdido de novo. Eu cheguei a entrar no jogo com eles como uma tentativa de servir  de  “exemplo silencioso” para, quem sabe, inspirar uma postura mais de escuta da parte deles. Em vão. Foi quando Mixa acelerou o jogo - se intencional ou não, eu não sei -  até que ficassem cansados. Pediu que se deitassem no chão e conduziu uma respiração e um aquecimento silencioso e delicado.

 Pela primeira vez desde o inpicio dos encontros, eles ficaram em silêncio, entregues a proposta de uma maneira ainda não vista até aqui.

    A escuta é uma habilidade incontornável a ser desenvolvida pelos alunos. Se não há escuta, não há presença. E aprender a estar presente é fundamental para quem deseja estar em cena.

    Mas quem está na condução do processo também precisa aprender a afinar o ouvido e escutar,  sentir o que está sendo demandado sem palavras pelo grupo: será que o jogo não agradou? Será que precisam de mais espaço pra se expressar verbalmente? Ou talvez uma dificuldade de simplesmente estar no presente e por isso falamfalamfalam de qualquer coisa que não esteja relacionada ao que está acontecendo aqui?

 

Afinar o ouvido e escutar. Sentir o que está sendo solicitado sem as palavras.

 

Breve aquecimento das articulações, posições simples da yoga de conscientização da coluna | caminhar pelo espaço, ocupar o espaço | caminhar pelo espaço passando sempre entre duas pessoas | ocupar o espaço da sala que estiver iluminado | descer e subir em 10 tempos |  aquecimento silencioso e delicado de autoconhecimento | conversar sobre a experiência em duplas | intervalo | mesmas duplas, duas fileiras, observação: fila A vira de costas, fila B altera alguma coisa no visual. O que estamos treinando com este exercício?


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial